home
trabalhos ︎︎︎ Dança Sem Vergonha, 2020



"Nos últimos anos, tenho procurado formas de dançar e razões para dançar. Apercebi-me, enquanto dançava em casa, nos estúdios e em discotecas, de um prazer comum nestes contextos que me fazia continuar. Com poucas ou nenhumas testemunhas, esta dança paralela de prazer pareceu-me surgir entre um formalismo musical e uma expressividade emocional sem constrangimentos.
A minha “dança sem vergonha” talvez exista apenas no teatro e só seja possível pelo cruzamento de vários espaços, tempos e motivações: o quarto que associo ao tempo da infância, a discoteca que associo ao tempo da adolescência e o estúdio que associo à idade adulta. Ao teatro associo o tempo do presente, durante uma performance, de ambos espetadores e intérpretes. Dançada por mim, esta dança-sensação é imediata e refletida, simples e complexa, referencial e naif, abstrata e simbólica, séria e divertida, íntima e partilhada, técnica e despreparada."


David Marques, Novembro de 2019





vídeo
Criado e dançado por David Marques
DJ set ao vivo
Joe Delon
Espaço
Tiago Cadete
Vídeo
Diogo Brito
Figurino
Tiago Loureiro
Olhar Exterior
Patrícia Milheiro
Residências
Estúdios Victor Córdon e EIRA/Teatro da Voz
Produção executiva
Vítor Alves Brotas – Agência 25
Co-Produção
PARCA, EIRA/Festival Cumplicidades
Apoio Curtas de Dança 2019 – Festival DDD Dias de Dança (para o desenvolvimento do vídeo), Self-Mistake – Bolsa de Experimentação
Fotografia promocional
Ágata Xavier
Agradecimentos Ângela Marques, Lourenço Sampaio, Mário Valente, Nuno Pinheiro, Jessica Guez, Kene Illegems, Tânia Guerreiro, Teresa Coutinho, Tiago Sgarbi

“Dança Sem Vergonha” é uma investigação continuada no tempo desenvolvida em residências artísticas, num laboratório de criação e num estudo coreográfico interpretado por alunos do 1º ano da Escola Superior de Dança – IPL no ano lectivo 2018/2019.

Estreia
6 – 7 março 2020, Gaivotas 6, Lisboa, PT

Outras apresentações
10 setembro 2020, Festival Short Theater (Displacement of Festival / More than this), Roma, IT
4 e 5 dezembro 2021, Festival Dantzaldia, La Fundición Bilbao, ES
25 maio  2022 , Festival Y, Teatro Municipal da Covilhã, PT

as primeiras três © Mia Persson
últimas duas © Short Theatre
restantes © Alípio Padilha